Penitente

voltar ao universo gráfico

...

Nome: Penitente
Nome real: Desconhecido
Idade: Morreu e renasceu aos 33 anos
Altura: 1,83 m
Peso: 93 Kg
Base de operação: Cidade de Nova Virtude
Grupo: Nenhum
Histórico: Ex-assassino de aluguel extremamente mortal, mestre em diversas modalidades de lutas, perito em armas brancas e de fogo, bombas e disfarces, capaz de matar de forma sutil ou bastante brutal. Após ser morto enquanto dormia (provavelmente pela própria agência que o treinou desde criança), se encontrou com uma entidade espiritual que se apresentou a ele dizendo ser Deus, a qual lhe propôs um pacto, caso quisesse evitar ser condenado a arder no fogo infernal. O acordo dizia que se ele quisesse ter sua redenção, precisaria pagar uma penitência, onde ele deveria voltar ao mundo dos vivos, ainda que em seu corpo morto (ou seja, na forma de um zumbi) e salvar setenta vezes sete vezes o número de vítimas inocentes que executou e, ao mesmo tempo, mandar de volta ao Inferno criaturas que de lá saíram. Ao “acordar” do que pensava se tratar de um sonho, se viu dentro de um túmulo, ao lado de uma ossada velha (o haviam enterrado numa cova usada). Ao conseguir sair da cova, pegou um lenço típico da Procissão dos Penitentes, que o vento havia trazido até ele, e cobriu seu rosto com o mesmo, partindo naquele mesmo instante para sua nova missão: salvar vidas para salvar sua alma.

 

Arte e cores de Lorde Lobo.

 

Sobre o lenço do Penitente:

 

Alguns colegas e leitores fazem uma pequena confusão em relação ao que cobre o rosto do Penitente, o que faço questão de esclarecer a seguir:

 

1 ) O que cobre o rosto do Penitente é um lenço, e não uma máscara! Portanto, não há buracos para os olhos!
"E como ele enxerga?", sempre me perguntam. Da mesma forma que ele está morto e anda por aí! Ele é um ser movido por magia divina! Ele enxerga de outra forma...

2 ) As principais características físicas do lenço são:
- Forma triangular: homenageia a Santíssima Trindade;
- Cor vermelha: representa o sangue, o combustível da vida;
- Cruz negra: simboliza os pecados pelos quais o portador do lenço está pedindo perdão.

 



Vale lembrar que na noite em que ele se levantava do túmulo, a Procissão dos Penitente estava em andamento. Esta procissão foi trazida para o Brasil pelos primeiros espanhóis que fundaram a cidade de Virtude (atualmente conhecida como Nova Virtude) e, apesar se ser considerada como um evento pagão, já que a Igreja não a apóia, continua acontecendo ano após ano. Nesta noite, os fieis reúnem-se em um determinado ponto da cidade e caminham em oração até a frente da catedral, carregando os lenços dos penitentes. Uns amarram o lenço nos pescoços, outros o usam para apoiar em seus ombros pesadas cruzes de madeira. Nesta determinada noite, o forte vento arrancou o lenço de um dos devotos e o levou até o morto-vivo, que acabava de pôr sua mão para fora da cova, sendo a primeira coisa a tocar ao se reerguer da morte. Ele então amarrou o lenço em sua face e passou a se identificar como "Penitente".

 

Arte e cores de Nel Angeiras.

 

PENITENTE é um personagem criado pelo quadrinhista Lorde Lobo. Todos os direitos reservados ao autor.